sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

RESTAURAÇÃO DA ESCULTURA DE SÃO JERÔNIMO

RESTAURAÇÃO DA ESCULTURA DE SÃO JERÔNIMO OU NO SINCRETISMO DA UMBANDA XANGÔ ESCULTURA DE 1,80MT COM 38 ANOS




São Jerônimo nasceu em Strídon, por volta do ano 347 e fez sua passagem ao mundo espiritual em Belém, no dia 30 de setembro de 419 ou 420. Seu nome completo é Eusebius Sophronius Hieronymus, e ficou conhecido, sobretudo, como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim. É o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores.

A edição de SÃO JERÔNIMO, a "Vulgata", é ainda o texto bíblico oficial da Igreja Católica Romana, que o reconhece como Padre da Igreja (um dos fundadores do dogma católico) e ainda doutor da Igreja. Nasceu em Strídon, na fronteira entre a Panónia e a Dalmácia (motivo pelo qual também é chamado de Jerónimo de Strídon), no segundo quarto do século IV e faleceu perto de Belém, em sua cela, próximo à gruta da Natividade.

A Vulgata foi publicada cerca de 400 d.C., poucos anos depois de Teodósio I ter feito do Cristianismo a religião oficial do Império Romano (391
).

Xangô, Shango ou Sango, é Orixá, de origem Yorubá: Como personagem histórico, Xangô teria sido o terceiro Aláàfìn Òyó, "Rei de Oyo", filho de Oranian e Torosi, a filha de Elempê, rei dos tapás, aquele que havia firmado uma aliança com Oranian.
Tornado Orixá de caráter violento e vingativo, cuja manifestação são o fogo, o Sol, os Raios, as Tempestades e os trovões. Filho de Oranian, teve várias esposas sendo as mais conhecidas: Oyá, Oxum e Obá.
Xangô é o fundador do culto aos Eguns, somente ele tem o poder de controlá-los. Em Cuba é conhecido por Changó. É uma das deidades da religião Yorubá. Na Santeria sincretiza com S.António.
Xangô é viril e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores. Sua ferramenta é o Oxê: machado de dois gumes.
Elementos: Fogo, Vulcões, Tempestades, Sol, Trovões, Terremotos, Raios, desertos e formações rochosas
Elemento Livro: os livros representam Xangô porque este Orixá está ligado as questões da razão, do conhecimento e do intelecto. Bem como a Justiça e o Direito
Ferramenta: Oxê, machado duplo de dois cortes laterais feito e esculpido em madeira ou metal
Pedra: Meteorito
Domínios: Justiça, Poder Estatal, Questões Jurídicas, Pedreiras
Dia da Semana: Quarta-Feira
Cor: marrom e vermelho.
Saudação: Kawó-Kabiesilé! (Caô Ô Cabecilê!)



Nenhum comentário:

Postar um comentário